Brincar costumava ser tudo o que as crianças faziam quando não estavam na escola, com as mudanças no estilo de vida da sociedade atual, hoje elas estão se tornando fisicamente fracas e incapazes de realizar tarefas que as gerações passadas consideravam simples. Sendo assim, a prática de exercícios que incentivam, desenvolvem, mantém ou recuperaram a capacidade funcional é fundamental para o ser humano, independente da fase da vida em que este se encontra.

Treinamento Funcional tem o objetivo de resgatar a capacidade funcional do indivíduo. Para crianças, funcionalidade significa desenvolver uma variedade de Habilidades Motoras Fundamentais, de acordo com seu estágio de desenvolvimento, para que assim elas possam se engajar em diversas modalidades esportivas, jogos e brincadeiras durante a infância e adolescência. Assim, a performance do movimento, fator até então considerado somente aos atletas, torna-se acessível a qualquer pessoa, condicionando de forma plena todas as suas capacidades físicas.

A aprendizagem acontece de forma diferenciada ao longo do crescimento, por isso consideramos as especificidades dos estágios de desenvolvimento motor para elaborar um programa de exercício para crianças e adolescentes. O ensino, domínio, aprimoramento e aperfeiçoamento de Habilidade Motoras, Padrões de Movimentos e Capacidades Físicas será realizado respeitando a diferença entre as crianças e os adolescentes. Além de desenvolver nas crianças consciência corporal e percepção espacial, direcional e temporal e nos adolescentes o desenvolvimento dos músculos estabilizadores.